sábado, 14 de janeiro de 2012

Vamos mal. Vamos muito mal.


Assistimos esta semana a uma catadupa de acontecimentos que começam a fazer-nos questionar sobre as politicas deste Governo.

Falo em nome próprio, porque o benefício de dúvida que dei ao Executivo de Passos Coelho está por um fio.

A semana passada foi provocada pelo alarido da "migração" da Jerónimo Martins para a Holanda. Todos se exaltam, alguns sem compreender verdadeiramente os contornos de um acto "vil" como este. Prende-se sobretudo com financiamentos e, claro está com a poupança de alguns milhões em impostos.
A todos os bons samaritanos que repudiem a atitude e já atirem setas a Soares dos Santos, pergunto honestamente o que fariam se gerissem uma empresa de milhões - como empresários que seriam, procurariam melhor solução ou deixavam-se sugar pelo Estado? Pois claro.

Daí existe então, legitimidade para pedir ao Governo (que afirma não ter tido conhecimento antecipado da acção) que tribute adicionalmente quem toma rumo semelhante. O Governo nada faz. E vai uma.

Governo que na mesma semana promulga uma directiva que reduz a quantidade de combustível que um cidadão pode trazer de Espanha, dos anteriores 50 Litros para um generosos 10 litros. O problema, bem se vê, não se prende com a logística do transporte, mas com um continuo reprimir dos cidadãos de fronteira que ainda conseguiam poupar alguma coisa com esta solução. Qual é o objectivo? Ajudar as gasolineiras nacionais? Aquelas às quais já cobra o 3º imposto mais elevado de combustíveis a nível europeu? Aqui já não aconselha as pessoas a emigrar senhor ministro? Só se forem de vez, porque ir apenas para abastecer, não obrigado. E vão duas.

A ASAE apreendeu cerca de 250 mil litros de leite nas cadeias Pingo Doce e Continente. Em causa, um alegado "dumping", que se traduz na venda de produtos abaixo do preço de custo, que irou produtores nacionais que, ficou explícito, percebem de leite, vacas e demais bovinos, mas são uma nulidade em marketing.

São-no, não porque dizem que o Continente vende o litro com 75% de desconto em cartão e que o mesmo acaba vendido a 13 cêntimos, mas porque não percebem que mais não se trata do que uma manobra de marketing, pois o cliente paga efectivamente o litro a 53 cêntimos, acumulando 75% desse valor para gastar NO MESMO hipermercado. É uma tentativa de agarrar concorrentes. A Coca-Cola foi vendida na mesma promoção, os enchidos também, tal como detergentes e outros artigos. E sim, esses produtores receberam o valor normal pela matéria prima. Mas as marcas agradecem todo o "buzz" criado nos media.

De destacar a intervenção da ASAE. Nada de errado com os produtos, mas está barato demais para um país austero. E vão três.

A terminar a semana, as nomeações do Governo, a recaírem somente em membros afectos ao PSD e CDS. É de uma pontaria perspicaz.
Passos Coelho apregoou a transparência, mas parece-me que está a fazer como os produtores de leite, a jogá-la na rua.
Afirmou o primeiro-ministro que não há crime em ser militante de um partido. ERRADO.

Quereria ele dizer, Não há crime em ser militante de um partido DO GOVERNO. À luz das suas declarações que afirmam que só foram nomeadas as pessoas mais qualificadas para os cargos, fiquei com a nítida sensação que tudo o que está além-PSD e além-CDS é uma cambada de cabrestos iletrados.

Já não era novo, o clientelismo já vem de outros Governos. Mas, o que acha a opinião pública dos 45 mil € mensais do Dr. Catroga?

E vão quatro.

Vamos mesmo muito mal.

Sem comentários:

Enviar um comentário