terça-feira, 6 de setembro de 2011

A vida difícil dos professores...


Muito se fala da vida dos Professores, muitos sem sequer conhecerem pessoalmente um.

É uma das profissões mais dignas e importantes da nossa sociedade e no entanto uma das mais maltratadas nos últimos anos.

Digo importante porque é nas mãos dos professores que passam todos os jovens que vão ser os homens e mulheres de amanhã. Médicos, enfermeiros, engenheiros, merceeiros e todas as outras classes profissionais, passam pelos professores.

E muitas vezes, um bom ou um mau professor pode influenciar toda uma carreira de uma pessoa ou de um grupo e é por isso que considero uma classe que influencia muito a nossa sociedade.

No entanto, continua-se a dizer, que são demasiado bem pagos, têm 3 meses de férias e não fazem nada.

Pois tenho a dizer que no inicio da carreira os professores são extremamente mal pagos, para não falar dos que não se encontram na carreira à anos e que recebem eternamente perto de mil euros

Mil euros para um licenciado, mestre ou doutor, não é muito e no inicio de carreira somos dos mais mal pagos de toda a Europa. Só os de topo da carreira é que se aproximam da média da UE e são poucos os que lá chegam (com a legislação atual é mais ou menos impossível). Claro que existem os professores universitários, esses são muito bem pagos, mas são casos à parte e também, na sua maioria, lutaram bastante para lá chegar...

Somos uma profissão que temos de estar em constante estudo, formação e evolução pessoal, isso não é de maneira alguma incentivada.

Quanto aos 3 meses de férias, não é bem assim, continuamos a ter o mesmo número de dias que qualquer trabalhador (da função publica e do privado) só que somos obrigados a ter essas férias em Agosto (todas juntas), depois temos é interrupções lectivas que grande parte são ocupadas com reuniões e burocracias.

Temos de ir de férias sempre na época alta e nunca podemos fazer contas a meio dos períodos pois os alunos não podem ficar sem aulas...

No que diz respeito ao termos 22 horas letivas por semana, digo-vos já que trabalho bem mais de 40 horas semanais e que não me importava nada de entrar todos os dias às 9h e sair às 18h de segunda a sexta e poder chegar a casa e descontrair totalmente sem qualquer aula por preparar, teste por corrigir ou burocracia por fazer.

No entanto, ninguém fala dos 37.000 desempregados que ficaram de fora neste ultimo concurso ou nos milhares de professores deslocados que são obrigados a viajar por todo o país pois não têm colocação perto das suas residências.

Ou dos imensos professores que são obrigados a "aturar" personalidades ridiculamente mal educadas e de uma falta de noção de autoridade que está a assolar a grande maioria dos nossos jovens.

Muitos que têm um filho em casa vêm-se desesperados por ele não lavar a loiça ou fazer a cama, ou nunca foram às compras, ou são mal educados para os próprios país, agora imaginem o que é 30 desses numa sala de aula durante hora e meia...

Para não falar na super ilegalidade que é ter contratados à dezenas de anos que trabalham interruptamente sem entrarem para os quadros, sendo de lei que ao fim de três anos qualquer empregador é obrigado a integrar essa pessoa caso o lugar se mantenha necessário.

Antes de mais reflexões, acho importante dizer uma coisa, eu sou Engenheiro Informático e penso ter alternativas ao ensino e provavelmente valorizavam o mestrado que ando a tirar ou a minha dedicação ao trabalho (independente de qual seja). No entanto faço-o porque acima de tudo gosto de ensinar e basta que consiga ensinar ou moldar uma pequena mente para que seja renovado o animo para um novo ano...

Mas como em todas as profissões, existem bons e maus profissionais. E quando nos lembramos daqueles professores que eram muito maus... lembrem-se antes daqueles muito bons e que nos influenciaram muito positivamente na nossa vida....

Sem comentários:

Enviar um comentário