terça-feira, 27 de setembro de 2011

Ladroagem, o cúmulo da informação


No fim-de-semana, tive o prazer de estar numa conferência onde ouvi a brilhante intervenção do Jornalista Júlio Magalhães, em que um dos tópicos foi a informação em Portugal.

Disse que quando entrou para a TVI, de maneira a ganhar audiências, a informação que produzia era da mais sensacionalista possível e que a SIC e a RTP demoraram a responder a isso.

Mas hoje, a RTP1 é na opinião dele a que mais "espalha-brasas" e tenho de admitir, estive com atenção aos últimos noticiários e vi uma sequência de 6 a 8 noticias sobre assaltos.

Porque raio se dá uma noticia de um assalto com "sucesso", seja a uma joelharia, caixa-multibanco, carrinha de valores e afins?!

Para melindrar ainda mais a população ou para tentar incentivar a indivíduos susceptíveis a envergar a camisola de ladrões?

Se promovessem todos os dias a noticias de criminosos que foram apanhados ou condenados, mas a realidade é que raras são as aparições dessas noticias.

Caso eu visse todos os dias noticias de pessoas a ganharem a lotaria, eu tinha alguma vontade de jogar.

Agora publicitar roubos ao Bingo de 60 mil euros e assaltos a joelharias no valor de milhares de euros... e depois dizerem que fugiram e a polícia não conseguiu identificar os assaltantes...

Não compreendo a finalidade....

Ainda por cima vi agora que vai haver uma "reportagem especial" em que vão mostrar como é roubado o Cobre e porque é que este metal está cada vez mais procurado pelos ladrões....

MAS ESTAMOS PARVOS??????

1 comentário:

  1. Parvos não estaremos, mas este tipo de desinformação contribui para que queiramos ficar de facto parvos e nos abstenhamos de ver um noticiário. É uma vergonha correr os noticiários dos 4 canais, porque pouco muda. tenho hábito de ver noticias em diferentes canais, e num rasgo classifico-os:

    A RTP, a que tem uma maior obrigação perante os telespectadores (não que os outros nao estejam de igual forma obrigados) tem vindo a piorar claramente no tipo de informação, o que na minha opinião desprestigia os dois maiores pivots do jornal da noite. O melhor programa de debate, Prós e Contras, caminha a passos largos para po degredo, muito à culpa de Fátima Campos Ferreira, que continuo a dizer, é péssima neste (e talvez qualquer outro) formato. A rtp2 tem bastante cultura mas sofre do eterno problema de não chamar massas, um bom noticiário, mas demasiado pesado. A tvi é o exemplo mais lamentável, vem na mesma linha do extinto 24 horas, ou do Crime, ou d'O Diabo. E o degredo passou para o congénere canal do cabo.

    Em muito humilde opinião, a Sic é a que apresenta um noticiário mais aceitável. Mas já foi melhor. Salva-se a sic noticias, verdadeiramente excelente a vários níveis.

    Não deixa de ser curioso observar o casos francês, inglês e espanhol. Passam o noticiário "da noite" a horas distintas, focam principalmente noticias nacionais, tentam dar ênfase a boas noticias.

    No país do fado, vendem-se lamurias à hora de jantar. Para já, é de uma estupidez atroz passar as noticias à hora de jantar, não me parece de todo conveniente a hora que supostamente é dedicada à familia, em que há algum diálogo e se tem um belo repasto pela frente, ver os estragos de mais um bombista suicida em Bagdade.

    Está tudo ao contrário, e infelizmente (e obviamente) o sensacionalismo é o que mais rende. Esperava-se algo mais de um país que vive e discute a "casa dos segredos", o "big brother" e outras merdas que nos impingem? Puta que pariu se isto é interesse público!

    ResponderEliminar