segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
As novas "Democracias"
Estou totalmente solidário com as manifestações de liberdade e democracia que se têm espalhado inicialmente pela Tunísia e agora pelo Egipto.
Penso que o mundo está na expectativa para saber se efectivamente o povo do Egipto conseguirá remover o presidente Mubarak do poder.
No entanto tenho algumas renitências pois a sombra da instauração de um novo regime de índole islamita está por detrás de muitos dos manifestantes.
Aliás, é interessante ver países com regimes ditatoriais como o Irão em apoio das manifestações no Egipto.
Principalmente porque o presidente Mubarak tem cumprido religiosamente o acordo de paz com Israel, o que é muito mal visto pelos extremistas pela zona.
O Egipto, ao contrário da Tunísia já é um país de "Grande Porte" com mais de 1 milhão de klm quadrados e bem mais de 80 milhões de pessoas, o Egipto tem cerca de 90% da população com a religião Islamita Sunita.
Em 2005 o presidente promoveu uma eleição multi-partidária no entanto, meteu requisitos mínimos quase impossíveis de alcançar para um candidato, indo uma vez mais sozinho a eleições.
No entanto, também meteu em 2007 leis que impedem que os partidos políticos tivessem como base a religião, o que me pareceu bastante positivo.
Vamos ver no que dá, mas cheira-me que o que move alguns dos Egípcios é um bocadinho diferente do que moveu os Tunisinos
domingo, 30 de janeiro de 2011
- = +
O futebol português não vive propriamente dias de bonança. Os adeptos estão cada vez mais falidos e o espectáculo cada vez mais pobre. De tão pobre que não convence alguém a meter-se no carro, atestar o depósito e meter-se em Scuts que afinal já não são gratuitas, pagar de 30€ para cima por 90 minutos de arrasto físico.
Quem, como eu, se ressente da carteira mas tenta manter a paixão pelo futebol, mais não lhe resta que acompanhar o espectáculo pela TV. Mas este circo sai cada vez mais das quatro linhas, a ponto de enjoar o mais pacato dos adeptos.
Falo da novela Porto - Benfica. É que já ninguém vos pode aturar! Um porque é miúdo e acusa o graúdo, outro porque é corrupto e não é condenado, outro porque é mafioso e vende banha de cobra aos media... Não bastará??? Porto e Benfica têm notoriamente os melhores planteis nacionais, disputam um campeonato à parte e nem por isso primam por um futebol limpo de polémicas.
O clima de terror e ódio é semeado por estes senhores presidentes e seus discípulos - treinadores, assessores - e os adeptos ainda se regozijam com isto! Mas... Têm orgulho de quê?! Que se acabe de uma vez com a podridão neste futebol e com os jogos de bastidores, quem vê o jogo pelo jogo não merece tamanho desrespeito. Tenho dito.
sábado, 29 de janeiro de 2011
Gosto de pessoas felizes. Pessoas livres.
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Sacana do Magalhães!!!
É preciso vir a Comissão Europeia meter os pontos nos i's.
A Comissão Europeia confirmou que o governo violou o direito comunitário na concepção técnica e na adjudicação directa de mais de um milhão de computadores dos programas de educação.
Contudo, Bruxelas decide encerrar o processo contra Portugal depois de Sócrates prometer comportar-se e respeitar a lei (o homem não conhece definitivamente o nosso PM loool).
Pelo que parece disseram que iam estar de vigia para verificar se realmente o Governo cumpre esta promessa (será das primeiras), dizendo “Em resultado da intervenção da Comissão, as autoridades portuguesas passarão a realizar concursos públicos e a tomar medidas para assegurar que os contratos de fornecimento serão abertos a todas as empresas da UE interessadas”.
Basicamente... "Passem dinheiro por baixo da mesa de outra maneira".
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Votar ou não votar
"Está a dizer-me que o voto em branco é subversivo, tornaria ela a perguntar. Se for em quantidades excessivas, sim senhor, E onde é que isso está escrito, na constituição, na lei eleitoral, nos dez mandamentos (...) Escrito, escrito, não está, mas qualquer pessoa tem de perceber que se trata de uma simples questão de hierarquia de valores e de senso comum, primeiro estão os votos explícitos, depois vêm os brancos, depois os nulos, finalmente as abstenções, está-se mesmo a ver que a democracia ficará em perigo se uma destas categorias secundárias passar à frente da principal"
José Saramago, in Ensaio sobre a Lucidez
José Saramago, in Ensaio sobre a Lucidez
Não me quero alongar mais, mas dizer-te amigo Gordo, não me levarás a mal, partilho da tua opinião, mas discordo em dois pontos.
"Votar não é um direito, é um dever". Governar, sim é um dever. Votar é um direito que nos foi consagrado com a liberdade, e tudo o que seja estabelecido de forma coerciva não pressupõe o livre arbítrio. Confúcio referiu que "antes de libertares um homem, pergunta-lhe se quer ser livre". Votar como obrigação, não obrigado. Nunca falhei um momento eleitoral, faço-o porque só desta forma legítimo a minha participação activa na vida politica, e só isso me dá crédito para elogiar ou mal-dizer.
O descontentamento exprime-se com o voto, branco que seja.
O segundo ponto, "Temos os políticos que o povo merece", acredito que alguns tenham, mas o povo, o povo que eu vejo, o povo que vive amargurado e que como tu, eu e outros que tal se esforçam para dar algo a este País, nós, este povo, não merecemos claramente os políticos que temos. Assim como eles não merecem os eleitores que os elevaram.
"Votar não é um direito, é um dever". Governar, sim é um dever. Votar é um direito que nos foi consagrado com a liberdade, e tudo o que seja estabelecido de forma coerciva não pressupõe o livre arbítrio. Confúcio referiu que "antes de libertares um homem, pergunta-lhe se quer ser livre". Votar como obrigação, não obrigado. Nunca falhei um momento eleitoral, faço-o porque só desta forma legítimo a minha participação activa na vida politica, e só isso me dá crédito para elogiar ou mal-dizer.
O descontentamento exprime-se com o voto, branco que seja.
O segundo ponto, "Temos os políticos que o povo merece", acredito que alguns tenham, mas o povo, o povo que eu vejo, o povo que vive amargurado e que como tu, eu e outros que tal se esforçam para dar algo a este País, nós, este povo, não merecemos claramente os políticos que temos. Assim como eles não merecem os eleitores que os elevaram.
Etiquetas:
Eleição,
O Conquistador,
Política,
Presidenciais
Presidente da Républica
Resultados Eleições Presidenciais 2011 em Portugal:
Aníbal Cavaco Silva (candidato apoiado pelo PSD e CDS-PP) - 52.94%;
Manuel Alegre (candidato apoiado pelo PS e BE) - 19.75%;
Fernando Nobre (candidato independente) - 14.1%;
Francisco Lopes (candidato apoiado pelo PCP e Partido Ecologista Os Verdes) - 7.14%;
José Manuel Coelho (candidato apoiado pelo PND) - 4.5%;
Defensor Moura (candidato independente) - 1.57%.
Votos Brancos:4.26%
Votos Nulos:1.93%
Abstenção: 53.57%.
Houve algumas vitórias nestas eleições, a reeleição de Cavaco foi sem duvida uma grande vitória, tendo ligações a partidos de direita (crime hediondo em Portugal) e tendo sido atacado da maneira que foi. Tenho de admitir que foi uma grande grande vitória.
Cavaco foi sem qualquer dúvida o melhor Primeiro Ministro que já houve em Portugal e para quem tenha dúvidas, que veja a história e não se acredite em tudo que os "Formatados" dizem (não é de convicções)
Teve um mandato como PR razoável, mesmo que tenha tido algumas falhas, poucos foram os que apontaram as viagens bastante produtivas que ele teve e como mediador também esteve bastante bom. Não comprometeu em assuntos difíceis e nos que não conseguiu dar-lhe o jeito, não eram de grande relevância a meu ver.
Houve ainda a vitória clara de Nobre, que sozinho (com alguns membros descontentes do PS) conseguiu ultrapassar os 14%, é uma pessoa com quem simpatizo pelo trajecto de vida, mas não é um politico e quer queiramos quer não, o PR tem que ser um politico, alguém que consiga conversações diplomáticas importantes com outros países, até porque para alguns países, o PR é a figura de referência que procuram primordialmente
O Manuel Alegre sofre uma grande derrota, e apesar de a máquina do PS e do BE se desmarcarem, a responsabilidade é muita deles, do PS que não esteve unida e da campanha suja do BE que não resultou.
Quanto ao Defensor Moura, o primeiro a começar a campanha suja, teve o que realmente mereceu, não apresentou uma única ideia, não discutiu qualquer proposta...
O Coelho, é uma derrota essencialmente para o intelecto do povo Português e só agradeço não existir um Palhaço TIRIRICA em Portugal para não termos alguém que não sabe ler nem escrever como PR
Quanto à Abstenção, foi uma grande derrota para a democracia em Portugal, eu sou totalmente a favor do voto obrigatório como se pratica nalguns países, razão é bastante simples, votar não é um direito, é um dever.
Não votar, não é protesto, se dos 53% que ficaram com a peida no sofá tivessem votado em branco, todos os concorrentes eram obrigados a renunciar à intenção de candidatar e teríamos uma eleição sem os mesmos de sempre... ora ai está um bom protesto...
Infelizmente, dei-me ao trabalho de ler a legislação das candidaturas a PR e aquele mito de que são obrigados a votar em todas as eleições não existe, senão quando eu fizesse 35 anos, podia candidatar-me porque com os níveis de abstenção que têm acontecido, o mais certo é que o mais certo é que não haveria muitas pessoas em condições de se candidatarem.
Quanto ao sistema informático ter falhado, eu experimentei o sistema na Sexta-feira e no Sábado. Como é óbvio funcionou perfeitamente, quem deixou para o ultimo minuto para saber onde ia votar, é bem feito se teve que esperar mais de 1h, é pena se desistiu de o fazer (que não seja assim em tudo na vida)
Quanto ao Sistema de Base de Dados em si... o burro que o fez deveria prever um fluxo de acessos enorme no dia das eleições e se não tinha unhas para criar uma derivação para várias máquinas com a mesma base de dados que distribuísse essa pilha de pedidos de informação. Que ao menos desse acesso apenas às Juntas de Freguesia.
Concluo só com um... estamos muito fracos de políticos em Portugal e infelizmente, temos os políticos que o Povo de Portugal merece.
Etiquetas:
Cavaco Silva,
Eleição,
Política,
Presidenciais,
Resultados
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Anti-Abstenção
Sou totalmente contra este meio de participação da eleição, ou não participação...
Ouvi já duas missões de protesto em que vão manifestar-se não indo votar. Mas que raio tem esta gente na cabeça?!
Quando está previsto cerca de 50% de abstenção é quase tão ridículo como se fossem com uma camisola vermelha para o meio do estádio da Luz manifestar-se.
Além disso, vão manifestar-se por erros do Governo, agora expliquem-me o que tem a eleição do Presidente da Republica com a linha de Coimbra, com um projecto hoteleiro Aquanattur ou o raio do cemitério de Caíde loool.
Amigos, manifestar-se é ir votar em branco!
Eu digo já que tenho um candidato em quem vou votar, mas desde já manifesto o meu apoio a quem realmente irá demonstrar o seu desagrado com o estado das coisas com um voto em vez de se manifestarem com a peida no sofá...
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
"Nós esperamos que tenhas apreciado a tua estadia
É bom ter-te connosco"
Eu percebo que é o vil metal que faz girar o mundo. Tudo bem.
Eu percebo que provavelmente sem ele a anarquia iria mastigar-nos a todos. Tudo bem.
Quem sou eu para dizer seja o que for...
Ainda assim tenho de dizer que é importante não perder de vista as pequenas grandes coisas...
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Assalto a carrinha de transporte de valores rende 50 litros de gasóleo
Foi com grande violência que esta manhã, numa estrada erma da zona da Gardunha, um grupo de homens armados assaltou uma carrinha de transporte de valores. Felizmente não há feridos a registar mas a carrinha, essa, ficou sem pinga de gasóleo..
"Era gente que sabia ao que vinha e que tinha a lição bem estudada!". É com estas palavras que, ainda visivelmente emocionado, Teotónio (nome fictício), o motorista da carrinha, descreve o que se passou. Também Sesinando (nome fictício), outro funcionário que viajava na carrinha, não esconde a emoção. "Deviam ser uns 4 ou 5, todos armados e pareciam dispostos a tudo! Pensei que ia desta para melhor. Só conseguia pensar na minha mulher coitadinha, que está desempregada!".
Segundo Teotónio o ataque foi muito rápido e demonstrou uma preparação cuidada. "Obrigaram-nos a parar e, em menos de um fósforo, arrombaram a tampa do depósito e, com um tubinho, tiraram o gasóleo todo que devia ser à vontadinha uns 50 litros! Não ficou nem pinga! Até roubaram o meu isqueiro quando perceberam que era a gasolina e estava a ver que levavam também o Sesinando que, como não usou os toalhetes nas bombas de combustível, tinha as mãos a cheirar a gasóleo. Dos valores que estavam na carrinha nem quiseram saber!".
Procurámos contactar a Polícia Judiciária para obter uma declaração oficial mas desistimos quando nos foi dito que teríamos de pagar previamente a Taxa de Obtenção de Declarações Oficiais e que esta não é dedutível no IRS.
Seja como for, esta é sem dúvida uma notícia preocupante para as empresas de transporte de valores que poderão estar a braços com um novo tipo de ameaça.
Este artigo é um simultâneo com o Blog do Katano
Fotografia (editada com total ausência de bom gosto): Alentejo Magazine
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Subida da gasolina
A GALP domina as refinarias (as duas únicas que existem em Portugal), fornece todas as outras gasolineiras e como tal, é quem manda no mercado...
Os lucros da GALP continuam a subir e noticias como em 2008 duplicou o lucro em relação a 2007, em 2009 triplicou o lucro de 2008 e em 2010 cresceu 36,8% em relação a 2009
Ora porque raio temos gasolina ao preço de 2008 quando o barril custava 150$ e hoje só custa perto dos 90$?
Num estudo da comunidade Europeia portugal tem a 7ª gasolina mais cara e o 3º gasóleo, isto sem os impostos que com os impostos somos quase os primeiros.
O pior é que a estimativa diz que a oferta do petróleo será insuficiente à procura, como é que vamos colmatar isso?!
Só espero que o aumento do preço do petróleo traga novas tecnologias...
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Isto é para os apanhados?!
E porque não me apetece escrever... vamos rir
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Levanta-te e anda experimentar uma coisa nova...
Então vamos lá andar com isto
Saudações vespertinas a todos vocês.
Finalmente consigo dedicar-me a dedilhar algumas linhas aqui pela Lameira de Junco e, em primeiro lugar, quero agradecer o gentil convite que me foi endereçado para vir aqui expressar ocasionalmente os espasmos mentais pelos quais sou amiúde acometido.
Aliás, convém referir que as negociações com vista à minha adesão a este espaço não foram nada fáceis e que o Gordo chegou mesmo a perder 3 quilogramas no processo. Felizmente chegámos a um princípio de entendimento e embora não tenha direito à avença mensal no valor de 3 salários mínimos, que comecei por pedir inicialmente, considero que o direito a um rissol de peixe e um copo de café com leite é já uma contrapartida muito interessante.
Quanto aos artigos que irei aqui publicando, assim as circunstâncias o permitam, serão artigos diversos sobre coisa alguma, matéria na qual me fui especializando ao longo dos anos. Ocasionalmente poderei também publicar artigos simultâneos com os outros espaços da blogosfera por onde vou parando.
Sendo assim e assim sendo, feitas que estão as apresentações, vamos lá andar com isto!
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
O valor absoluto da dívida directa do estado no final de 2010 foi de 151.774.628.631€, ou seja, cerca de 92% do PIB previsto para esse ano.
O aumento da dívida directa foi de 19.028.221.104€, em termos absolutos.
Verifiquem o magnifico progresso da nossa dívida:
O aumento da dívida directa foi de 19.028.221.104€, em termos absolutos.
Verifiquem o magnifico progresso da nossa dívida:
Será que isto vai ter fim?!
Juros da dívida....
Parece que a fantasia continua.
Ganhámos uma batalha de 46 e parece que ganhámos a Guerra.
Caros amigos, conseguimos juros de 6,8% a 10 anos e uma oferta de 3,2 vezes superior à oferta, mas se reflectirmos bem sobre esses resultados, vemos que realmente foi uma gota de água num imenso oceano.
O BCE e os bancos nacionais pressionaram e compraram quase tudo o que lhes passou à frente de modo a baixar os juros e mesmo assim não baixou dos 6,8%.
E meus amigos, quem percebe alguma coisa disto, sabe que se tivermos muito tempo com juros na ordem dos 6,8% mais vale fechar a porta, porque vamos duplicar a nossa dívida em pouco tempo.
Senão vejamos, nós vamos pedir este ano cerca de 46 mil milhões de euros emprestado, ou seja, 6,8% desse dinheiro são cerca de 3 mil milhões.
Basicamente eles podem continuar a vender a fantasia de que está tudo bem e que podemos continuar a viver esta vida de engano e despesismo, mas a mim já não me enganam...
Para mim a vinda do FMI seria bem vinda, pois a ideia de que se vier o FMI indica aos outros países que estamos em crise... sinto muito informar... mas nós estamos mesmo em crise já faz alguns anos!!!!
O nosso défice só se consegue baixar com receitas extraordinárias, a despesa do estado continua a aumentar quando deveria estar a diminuir, não se fazem reformas a sério sobre onde realmente sai dinheiro e todas as medidas até agora são apenas trocos que prejudicam mais do que melhoram as condições do país.
Aumentar as receitas sem diminuírem as despesas é como se tivéssemos num barco a afundar mas em vez de taparmos os furos no barco íamos tirando agua com um baldinho e enquanto os buracos continuam a ficar maiores, nós o que fazemos é obrigar as pessoas dos baldinhos a trabalharem mais... insustentável!!!!
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
Como vai a campanha das presidenciais...
O país está um caos, enfrentamos a maior crise interna desde sempre, estamos claramente à beira da falência e socialmente estamos condenados a mais desemprego, criminalidade e desespero. No entanto, na campanha parece uma caça às bruxas.
O cidadão Cavaco Silva, comprou na formação da SLN (Sociedade Lusa de Negócios) acções, exactamente 105.378 acções, essas acções como primeiro investimento na empresa, custaram 1€.
A SLN expandiu-se e um dos seus investimentos foi no BPN que era um dos principais accionistas.
A SLN Valor, o principal accionista da SLN, quis comprar grande parte das acções dos pequenos investidores e ofereceu cerca de 2,4€ por cada acção.
Cavaco Silva entre muitos, acharam que era uma boa oportunidade de fazer dinheiro e venderam, tal como eu certamente venderia e como de certo grande parte de vocês venderiam.
O que está aqui em causa, é quem fez o negócio de venda e depois da compra das acções, pois um dos administradores da SLN era o amigo pessoal de Cavaco Silva, Oliveira e Costa, conhecido por ter depois ingressado no BPN e ter feito as alegadas falcatruas que todos conhecem...
Não houve grandes problemas nas compras e vendas de acções de outras instituições que Cavaco e tantos outros fazem, nem com as suas contribuições que foram regularmente aprovadas no Tribunal de Contas.
No entanto, o simples facto de um contracto ter a assinatura de Oliveira e Costa muda completamente a honestidade de um homem.
Eu continuo a considerar uma aberração o que se passa no BPN e gostava sinceramente que a perguntas:
- "dos 5 mil milhões de euros investidos no BPN, onde foram parar?"
- "porque se privatizou o BPN e não se privatizou os activos (SLN)"
e principalmente
- "porque raio ainda não se deixou o BPN falir?"
O único candidato que tem mantido uma boa postura é Fernando Nobre que tenta conter-se e tenta promover os verdadeiras incógnitas em que nos devemos debruçar...
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
Poema de agradecimento à corja
Obrigado, excelências.
Obrigado por nos destruírem o sonho e a oportunidade de vivermos felizes e em paz.
Obrigado pelo exemplo que se esforçam em nos dar de como é possível viver sem vergonha, sem respeito e sem dignidade.
Obrigado por nos roubarem. Por não nos perguntarem nada.
Por não nos darem explicações.
Obrigado por se orgulharem de nos tirar as coisas por que lutámos e às quais temos direito.
Obrigado por nos tirarem até o sono. E a tranquilidade. E a alegria.
Obrigado pelo cinzentismo, pela depressão, pelo desespero.
Obrigado pela vossa mediocridade.
E obrigado por aquilo que podem e não querem fazer.
Obrigado por tudo o que não sabem e fingem saber.
Obrigado por transformarem o nosso coração numa sala de espera.
Obrigado por fazerem de cada um dos nossos dias um dia menos interessante que o anterior.
Obrigado por nos exigirem mais do que podemos dar.
Obrigado por nos darem em troca quase nada.
Obrigado por não disfarçarem a cobiça, a corrupção, a indignidade.
Pelo chocante imerecimento da vossa comodidade e da vossa felicidade adquirida a qualquer preço.
E pelo vosso vergonhoso descaramento.
Obrigado por nos ensinarem tudo o que nunca deveremos querer, o que nunca deveremos fazer, o que nunca deveremos aceitar.
Obrigado por serem o que são.
Obrigado por serem como são.
Para que não sejamos também assim.
E para que possamos reconhecer facilmente quem temos de rejeitar.
sábado, 1 de janeiro de 2011
Subscrever:
Mensagens (Atom)