quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Adeus Steve Jobs


Steve Jobs é uma das personagens mais marcantes da história da tecnologia em geral, posso dizer que ele atingiu directa ou indirectamente todas as áreas da tecnologias.

Foi um visionário, alguém que muito além de inventor, foi alguém que soube conjugar tecnologias para formalizar algo de revolucionário.

Lembro que foi ele que trouxe até nós:
- os primeiros verdadeiros computadores pessoais o Apple1 e o Apple2
- os primeiros ambientes gráficos nos sistemas operativos Mac OS
- os primeiros ratos :)
- as primeira animação em 3D em filmes com a Pixar
- o primeiro leitor de mp3 com grande conectividade ao PC com o iPod
- o Market on line
- a nuvem com o DropBox
- o primeiro telemóvel touch com potencialidades do palm com o iPhone
- o primeiro tablet com o iPad

E muito muito mais, a verdade é que muito do que vimos sair dele, não foi mais que a conjugação de tecnologias existentes com um grande poder de markting e foram poucos os equipamentos que não tiveram sucesso ou que deram muitos problemas físicos.

Apesar de não apreciar a sua personalidade, principalmente no inicio da sua carreira na informática, tenho de admitir que a sua visão futurista moldou mentes, estilos e até correntes tecnológicas.

Vai deixar saudades... até sempre...

6 comentários:

  1. Tudo isto são incorrecções:

    - os primeiros ratos :)
    - as primeira animação em 3D em filmes com a Pixar
    - o primeiro leitor de mp3 com grande conectividade ao PC com o iPod
    - o primeiro tablet com o iPad

    se substituires "primeiro" por "um dos primeiros com exito comercial"... talvez pudesse ser aceitável.

    Neste caso:

    - a nuvem com o DropBox

    é mesmo desinformação.

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo, desde já obrigado pelo seu contributo. Não faço a mínima ideia em que projectos Steve Jobs foi pioneiro, mas sem dúvida que o empurrão que deu aos mesmos fez com que ganhassem notoriedade.

    Com certeza não deve ter sido o primeiro em filmes de animação, mas é inegável o sucesso de Toy Story e de filmes que se lhe seguiram. O primeiro leitor de mp3 não é seguramente dele, mas a concepção de um mini disco rígido portátil para armazenamento de áudio sim. Os tablets de facto já existiam, mas de uma forma muito rudimentar. Aliás, a Apple foi tão pioneira neste segmento que ainda os concorrentes estavam às aranhas para lançar os primeiros tablets já Steve Jobs apresentava a segunda versão.

    Não está em causa nada disto, penso que o sentido que o Roque quis dar é o mesmo que eu defendo. Este senhor foi um self made man, teve a coragem de começar algo, e após um fracasso teve a força e engenho para recomeçar. São pessoas assim que nos inspiram e permanecerão para sempre como referências para gerações vindouras.

    ResponderEliminar
  3. Tentei com este artigo dar uma nota menos técnica do que poderia fazer, a história é muito mais complexa e aborrecida para o comum utilizador para estar com preciosismos...

    quem sabe a história do inicio dos computadores, sabe que houve muitos computadores antes dos aplles, mas foi principalmente o apple2 que conseguiu transparecer a possibilidade de haver um computador em cada casa.

    o rato é um mecanismo que existia a algum tempo, sem efeitos nem praticabilidade até aos primeiros sistemas operativos com ambientes gráficos, que apesar de não serem originários das mãos de Jobs, foi ele que teve a visão para o massificar (penso que foi um sistema que ele foi comprar à Xerox se não me engano)

    O iPod e o iTunes revolucionaram a distribuição de musica e a maneira de como as pessoas reproduziam e passavam a musica...

    Realmente depois de uma investigação mais aprofundada, realmente existiram bastantes filmes filmes com CGI, mas foi Toy Story quase pioneiro quando fez um filme inteiramente em computação gráfica e trouxe uma nova era para o cinema...

    de resto posso repetir somente o que disse antes "a verdade é que muito do que vimos sair dele, não foi mais que a conjugação de tecnologias existentes com um grande poder de markting"

    o Dropbox é inovador, primeiro também não será, mas é o futuro, ter os nossos documentos em todo o lado a qualquer momento... claro que se calhar, nuvem aplica-se mais com a google... mas pronto... claro que podemos falar que é uma imitação do skydrive e que já existem drives de rede à muito... mas temos de lhe dar o mérito...

    Agora, basta marcar aqui um ponto, eu elogio o homem e a sua visão, apesar de não ter qualquer equipamento da Apple...

    ResponderEliminar
  4. http://d24w6bsrhbeh9d.cloudfront.net/photo/338198_700b.jpg

    ResponderEliminar
  5. Outra vez o mesmo anónimo...

    Continuo na mesma. As ideias já existiam... a única diferença é a publicidade que ele lhe conseguiu dar. Já o dizia ele... o público não sabe o que quer. Como pode sabê-lo se ainda não está à venda.

    Self made man?! Será que existiría Apple Inc. se não existisse Steve Wozniak? Y se não existisse Apple Inc. será que existiría Pixar, iPod, iPad, etc... É isto que eu discuto e que me levou a escrever o comentário... atribuir-se a uma só pessoa coisas como as listadas antes.

    E dropbox não tem, nem nunca teve nada a ver com Steve Jobs.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo, eu não coloco em causa nada do que disse, aliás o conceito de self made man vem do simples facto de ter começado "do zero", de uma família com poucos recursos que nem era a sua família biológica, e de muita vontade em progredir.

    Claros que muitos de nós nas mesmas circunstâncias não atingimos o mesmo patamar, a sorte e o engenho desempenham um grande papel nas mentes a que posteriormente chamamos de iluminados.

    Não querendo dizer que nenhumas das Iideas foi única e exclusiva de Jobs, rapidamente associamos a marca ao seu nome. Bill Gates não criou sozinho o Windows, mas ninguém dissocia a marca.

    Não sei se Ipod, pad, phone, mac existiriam da mesma forma que os conhecemos hoje sem este homem, não é fácil conceber a realidade dessa forma.

    Se Pasteur não descobrisse a penicilina, hoje teríamos antibióticos? Não tenho dúvidas em afirmar que sim, mas a sua descoberta precoce (refiro-me à época em questão) permitiu que toda a medicina desse um passo de gigante a partir daí.

    ResponderEliminar