quinta-feira, 30 de setembro de 2010
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
De luto
Por mais que queira afastar-me do tema "Política", as constantes novidades não permitem falar noutra coisa que não a terrível saga.
E não me vou alongar, a indignação com que acabo de ver e ouvir as medidas de austeridade aprovadas pelo Governo tiram-me a vontade de escrever e abalam a confiança de tantos portugueses que se esforçam diariamente para tapar vergonhas governamentais.
Descida de 5% nos salários da função pública
I.V.A a 23%
São dez medidas, mas ficamos por aqui para o desânimo não nos abalar completamente.
Pergunto, isto vai efectivamente resolver alguma coisa?
Serão os portugueses capazes de aguentar mais privações?
Numa coisa concordo com o Governo quando critica a Oposição. Para não mexer nos impostos, onde mexer então?
Terá a Oposição verdadeiras ideias, ÚTEIS, ou limitar-se-á a apenas bater o pé?
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Arbitros!
Orçamento de Estado
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Um bom exemplo daquilo que nos falta
Desde 1822, data da independência, até agora o país tem mostrado ao mundo que é um monstro que estava adormecido.
É neste momento um dos países com maior desenvolvimento económico ao ano.
Como é sabido tem os seus problemas, muito mais graves que os nossos, a enorme diferença entre classes, o crime e a corrupção são bons exemplos disso. Mas há um aspecto que ninguém lhes consegue apontar o dedo, a inovação e a aposta na tecnologia e no ensino altamente especializado.
Têm Universidades com qualidades invejáveis para qualquer país europeu, dos melhores professores do mundo na área das engenharias, condições estas que levam a que se formem Eng. civis Eng. mecânicos Eng Aeronáuticos de qualidade e que permitem a que as empresas do país mantenham um elevado desempenho.
Falta em Portugal a meu ver, investimento da educação desde a pré-primária(embora aqui as coisas já estejam a melhorar com a abertura de muitas dezenas de creches) até ao ensino superior. É necessário que se criem condições para que os nossos professores, que são excelentes, consigam transmitir da melhor maneira o seu conhecimento. É necessário investimento na investigação, se somos tão bons lá fora com condições também o seriamos aqui se nos fossem dadas. Só assim Portugal pode ambicionar um dia ter empresas que cheguem aos calcanhares destas: Embraer, Petrobras, etc.
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Virgem Suta - Linhas Cruzadas
…”mas porque raio hei-de evitar, se esse teu ar me trouxe ao sangue calor.”
Abraços!!
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
A morte imposta
Máxima esta que ganha força com o tema que seleccionei para aqui vos suscitar a discussão.
Amanhã por esta hora, Teresa Lewis terá sido executada no estado norte-americano da Virgínia.
O crime? - Terá alegadamente sido a mentora do assassínio do marido e enteado, para receber o seu seguro de vida. Um crime violento, merecedor de punição.
No entanto, até que ponto a lógica de "olho por olho, dente por dente" terá sentido, sobretudo numa sociedade que se afirma como expoente democrático mundial?
Longe vai o tempo em que damos o exemplo a quem quer que seja. E mal daquele que por estes dias nos imite.
"A liberdade é uma cidade imensa da qual todos somos concidadãos".
Achei curiosa a critica iraniana, crucificando este acto de selvagem. Irão que se viu, e vê, no centro da mesma polémica devido ao apedrejamento até à morte. Cada um mais controverso que o outro. Se por um lado, os Estados Unidos, que tanto querem passar uma imagem de liberdade e democracia, vão contra os próprios valores religiosos pró-vida, o Irão mais não defende que os mandamentos do Alcorão, por muitas críticas que isso nos possa merecer.
Será a pena de morte o nosso elo de ligação à Idade Média?
terça-feira, 21 de setembro de 2010
É por estas e por outras que eu não acredito em paraísos!
O regresso da tranquilidade ou não.
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Poceirão... a Capital
domingo, 19 de setembro de 2010
A lameiras passou pelos Chocalhos!
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Neve.
Ajoelho-me, lavo a cara destruindo o meu reflexo, também eu me sinto destruído.
Deixei tudo para trás, caminho há mais de sete dias, mais sete estou na fronteira…
Quando sinto vontade de desistir, quando o frio é tanto que me impede de pensar, quando a fome me deixa tonto, é o calor da tua cama que me faz caminhar, é a esperança de um dia melhor para nós que me enrijece os músculos.
Parece-me por vezes que falas comigo, consigo ouvir a tua voz na minha cabeça, nem sempre percebo o que dizes, mas sei que me estás a elogiar.
Quando procuro dormir para esquecer a fome costumo pensar na tua cara, concentro-me na perfeição dos teus lábios, nos contornos do teu nariz, na pureza dos teus olhos, sorrio sabendo que és tudo o que quero.
Ontem de noite ouvi um tiro, devia ser um qualquer caçador, o meu sangue gelou, pensei que não mais te iria ver, depois fiquei em paz, senti dentro de mim que tomei a decisão certa, a guerra dos outros não era para mim…
A minha guerra era outra, a minha guerra era criar o nosso filho com o amor que temos e com as artes do mundo.
Agora não o posso ver a razão da minha vida, não o posso abraçar, quantos anos passarão sem o ver crescer…
Quando ainda as nossas mãos caminhavam juntas no jardim, quando a minha única preocupação era dizer que te amo no dia seguinte, um homem no café perguntou-me o que eu pensava de ir para a guerra.
Eu disse-lhe que um homem que apenas procura amar e procriar nada faz na guerra.
Um homem que todos os dias dança com os pássaros, um homem que cada vez que beija o filho chora, um homem que esquece o tempo quando contempla a sua mulher nua nada faz no teatro do horror, um homem assim sabe bem o que tem de fazer.
Por isso caminho sem parar, alguns dirão falta de coragem, eu digo que ninguém me manda ceifar o meu irmão, certos caminhos um homem só os deve percorrer se realmente o quiser.
Chove agora intensamente, já não tenho água, tenho bebido uma qualquer nos riachos, sinto que não falta muito para chegar.
Esta manhã vi um homem morto no pinhal, talvez mais um que tentou a sua sorte.
Na terra dele irão dizer que desertou que foi um cobarde, eu escrevi na pedra que este homem para não matar, morreu!
Também eu, as vezes tenho medo, tenho medo de não te beijar jamais, mas sei algo que me protege e me dá força para continuar, tu caminhas comigo.
E quando as minhas pernas se recusarem a caminhar, caminharei com as tuas, e se um dia as nossas pernas não conseguirem andar mais tal seja o cansaço, então nessa altura caminharei com as pernas do nosso filho, e essas finas pernas escalam montanhas, atravessam rios, correm dias seguidos se assim tiver de ser.
Como tal, sinto no meu peito que não tarda estarei na fronteira, talvez esta vida ainda nos reserve um belo jantar na nossa casa, onde servirás paz e amor num ambiente de liberdade…
Uma possível solução...
O que me traz aqui hoje é uma reflexão que tenho tido de há uns tempos para cá. O tema será o desemprego e uma medida que talvez pudesse ajudar a reduzi-lo e que talvez pusesse fim a alguns problemas associados ao mesmo.
Toda a gente sabe que o desemprego em Portugal tem aumentado a olhos vistos, uns dizem que é inevitável devido á tão famosa crise feita por uns senhores lá do outro lado do mundo, outros contrapõem e dizem que o nosso problema são as politicas que nos têm consumido até ao tutano desde o 25 de Abril. Pois bem, o que realmente é não sei, mas o problema é real e não há como omiti-lo.
Tivemos este ano prejuízos com os incêndios como nunca antes. Fala-se que só em mata e floresta ardida os valores oscilem entre os 125 e 150milhoes de euros. Ora pegando no valor mais baixo 125 000 000 €.
Sabendo que o ordenado mínimo em Portugal é de 450€ comecemos a fazer contas:
Dividindo o total de prejuízos pelo ordenado mínimo
125000000/450 = 277778 Ordenados mínimos que é possível pagar com os prejuízos
Dividindo os mesmos ordenados por 13 (já a contar com o subsidio de férias):
277778/13 = 21368 Ordenados anuais
Pegando neste valor e dividindo pelos 18 distritos em Portugal:
21368/18 = 1187 Ordenados anuais por distrito
Pois bem, cheguei á conclusão que só com o dinheiro que foi perdido nos incêndios daria para pagar a quase 1200 pessoas por distrito para andarem o ano inteiro a limpar as florestas e matas. Claro que há mais questões a considerar nos incêndios portugueses.
Está provado que a maior parte dos incêndios são provocados por incendiários e não por origem natural, mas também se sabe que se os incêndios em Portugal têm as dimensões que têm é devido ao desleixo que existe na limpeza das matas.
Sendo assim eu propunha a criação de uma bolsa de emprego onde estavam inseridos todos os desempregados em Portugal, desde que não estivessem incapacitados.
Como é o estado português que está a pagar a estas pessoas para estarem em casa, o estado poderia utilizar as pessoas que estariam nessa tal bolsa para qualquer actividade que necessitasse. Seja a Junta de Freguesia de Peraboa que precisa de pessoas para limpar as ruas, seja a Câmara Municipal da Covilhã que precisa de pessoas para as cantinas da cidade e por ai em diante. Não é por uma pessoa ser licenciada que deixa de ter mãos para desempenhar outros trabalhos e não é por uma pessoa ter 55 anos que não pode servir pratos numa cantina, se bem que era preciso enquadrar as pessoas nas actividades.
Mas estas pessoas estariam apenas a trabalhar para receber como faz qualquer um de nós. Neste momento estas pessoas que recebem os subsídios passam o dia em casa ou no café a receber um subsidio que muitas vezes nunca o descontaram nem o descontarão.
Portanto o que propunha é que uma pessoa fizesse parte dessa bolsa a partir do momento em que se acabasse o dinheiro que tinha descontado. Essa pessoa iria trabalhar e no final do mês receberia o ordenado que neste momento recebe sem nada fazer.
Prometo voltar a este tema visto que ficou muito confuso e com muita coisa para dizer.
Cumprimentos
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Divida Publica
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Futuro, presente e passado
"Queremos chegar a 2020 com 40% dos cidadãos entre os 30 e os 34 anos com formação de ensino superior".
Palavras do sr. engenheiro feito Primeiro Ministro, sempre aplaudidas pelos positivistas das falsas estatísticas.
Não será missão impossível senhor ministro, actualmente entrar na Universidade (e dela sair) já não é o feito de antigamente. A proeza vem depois, logo depois, com a entrada no mercado de trabalho. Aí, e pelo andar da carruagem, autentico desafio seria colocar no mercado de trabalho 40% dos jovens licenciados anualmente.
Isso sim sr. ministro era uma meta audaz.
Promover uma revolução no sistema de pensões que garantisse aos licenciados de 2020 a reforma no tempo devido.
Esta sim sr. ministro, era uma meta audaz.
Criar condições para que também os desfavorecidos (que também votam) possam ter acesso ao ensino, que as suas condiçoes económicas fossem tidas em conta, promovendo uma crescente preocupação da tutela na formação dos nossos jovens, em vez de os empurrar para créditos ao ensino superior.
Que acha sr. Engenheiro?
Que acha da "descabida" ideia de tentar de uma vez por todas criar condições para fixar os nossos grandes talentos, para que assim desenvolvam o seu trabalho em terras lusas e por cá tenham reconhecimento.
Estatísticas são importantes no curto e médio prazos. Salvam Governos momentaneamente, mas o futuro sai deste arranjo fortemente hipotecado.
____O Serviço Nacional de Saúde esta de parabéns, comemora 31 anos. A importância de um serviço que, apesar de ultimamente ter apresentado politicas bastante controversas, contribuiu para que muitos tivessem acesso a cuidados de saúde é inquestionável. Os Estados Unidos apenas conseguiram esta vitória este ano. De saudar.
____
Com quase o dobro da idade, a Volkswagen Transporter T1, por nós conhecida por "Pão de Forma", comemora por estes dias seis décadas de existência. Um passado saudosista, um ícone de simplicidade, irreverência, indissociável do mundo hippie e da geração de Woodstock.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Bela proeza!
Este jovem de 24 anos, o espanhol Rafael Nadal, entrou na historia do ténis mundial tornando-se o mais jovem jogador a completar o Grand Slam. Ou seja, ele ganhou todos os torneios do Grand Slam: Rolland Garros (5 vezes), Wimbledon (2 vezes), Open de Australia (uma vez) e agora ou US Open, onde não deu hipótese a todos os seus adversários.
Actualmente existe desde ontem 2 jogadores que já completar o Grand Slam( ele e o Roger Federer) e que continuam a jogar, um feito raro na historia do ténis. Mas com ele são só 4 a ter realizado tal proeza: Rod Laver, Andre Agassi, Roger Federer e Rafael Nadal.
Por isso tudo o Nadal será a performance da semana.
Pode-se dizer que foi um bom fim de semana para a Espanha, visto que o Alonso ganhou o ultimo Grande prémio de F1 na Europa em Monza e que a Espanha tornou-se campeã europeia de hóquei em patins ganhando mais uma vez a Portugal( e que tareia!). O portador da camisola roja na Vuelta também é espanhol, Joaquin Rodriguez.
Nem tudo é mau para nós, Telma Monteiro sagrou-se vice campeã do mundo de judo e a dupla portuguesa Frafa/Mendes alcançou a medalha de prata no campeonato europeu de remo disputada em Montemor-o-Velho.
Os Estados Unidos venceram o Campeonato do Mundo de basquetebol, mesmo sem as suas grande estrelas do NBA, contra a equipa anfitriã a Turquia. A ultima vez que os Estados Unidos ganharam o Campeonato foi em 1994.
No futebol, o Benfica apesar duma prestação pobre da equipa, esta foi roubado a descarada em Guimarães, não vou alongar-me sobre o assunto tudo já foi dito.O Sporting também teve uma prestação pobre e num grande jogo o Porto levou de vencida a equipa do Braga.
Gostei de ver o Jovem, emprestado pelo Benfica, Nelson Oliveira de 19 anos marcar o seu primeiro como Sénior ao serviço do Paços de Ferreira. Para mim será certamente o futuro grande ponta de lança do Benfica e da selecção se apostar nele.
Por falar em selecção, ainda esperamos o nome do novo seleccionador de Portugal, o tempo vai passando e daqui 1 mês já temos o próximo jogo para qualificação do Euro 2012.
A equipa está de rastos, e pergunto-me quem será capaz de elevar o moral dos jogadores, mostrar aos jogadores a importância de vestir a camisola das quinas, ter pulso de ferro em relação a alguma vedetas e voltar a reunir o povo a volta da selecção?
Pessoalmente eu gostaria de ver o Manuel José, acho que ele merece uma oportunidade mas visto o mal que ele tem dito da federação( e com razão) não será ele o eleito. O Paulinho Bento, para mim não tem estofo para lidar com tantas vedetas na equipa.
Por fim, para quando o Fim do Gilberto Madaíl na federação e do Laurentino "El Gordo" Dias como Secretario de Desporto?
Por agora é tudo e até para semana!
domingo, 12 de setembro de 2010
Medidas à Sarkozy
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Jorge Palma - A Gente Vai Continuar
Até sexta!
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
O (des)Governo
Dirigir-me-ei a vós, mui nobre pares que fazeis vosso este espaço de encontro e reflexão, a vós maregas que tanto vos inquietais a nosso respeito e alegremente fazeis deste poiso tema de conversa e demais seguidores que assim lhes dê, todos os dias de quarta.
Por estes dias, muito se indigna O Conquistador, que dá conta da azáfama e desconserto parental que, qual ginasta económico, contorce a magra bolsa para dotar os seus descendentes de armas capazes de fazer frente a tão temida guerra que se avizinha: o regresso às aulas.
Os muito badalados balanços económicos dos media fazem uma estimativa dos danos da ofensiva, sabido que é tratar-se de tropa altamente exigente, reclamando a si mordomias especificas que vão desde a mochila da marca X aos cadernos e lápis da marca Y.
Se às necessidades básicas adicionar-mos algo mais no guarda-roupa, os três dígitos da soma ganham formas bem redondas.
Os livros culminam pois, a longa lista de arsenal. Culminam, pois apesar de encomendados no pico do Verão, muitos só sentem o sabor de lápis e borracha no já longo Outono.
Dizia, muito se indigna O Conquistador com os lordes que governam este lameiro desgovernado, que pela frente dizem esquerda e por trás desenham direita, que por um lado pintam a Educação de direito, por outro a disfarçam de torto. Mais que um direito, a Educação caminha cada vez mais para o patamar de privilégio, a que a mirrada bolsa do Zé Povinho não pode dar-se ao "luxo" de corresponder.
O custo despendido no regresso às aulas absorve o orçamento "que era para aquelas férias". Ora, se os mais abastados se viram obrigados a delas abrir mão, que acontecerá à base desta tremida pirâmide?
Não será para este lameiro de acatar "utopias" de outros pares europeus, que conseguiram uma qualidade de vida bem acima da que conhecemos, sem nunca abrir mão de Saúde e Educação.
Educação obrigatória, mas não gratuita.
Os programas demoram anos a reformular, as editoras precisam liquidez. Solução? Mudar uns quantos desenhos, uma ou outra tabela, um caderno de exercícios que o professor não vai pedir e um cd-rom para usar em outro lado que não o Magalhães e voilá! Uma nota de vinte em cima do balcão, o português continua na miséria, mas os boys meteram algum ao bolso - os dinheiros provenientes de IVA serão sempre recebidos de braços (e bolsos) abertos para colmatar buracos orçamentais. Os prejudicados, os mesmos.
Um sinal de crise. Ou um (amargo) sinal dos tempos?
terça-feira, 7 de setembro de 2010
2 Selecções e federações a deriva...
Que saudade do mundial 2006...
Uma foi "destruída" pelo domenech a outra anda a ser queimada em lume brando, a selecção francesa e portuguesa andam de mãos dados quanto aos maus resultados, polémicas, escândalos e federações amadores.
Vamos por partes:
Em 2008, depois dum euro 08 desastroso, a federação francesa decide de continuar com o Domenech apesar de todo a gente no futebol francês querer a sua substituição. A FPF decide escolher o Carlos Queiroz que 15 anos atrás tinha dito que devia-se limpar a porcaria que está na FPF( e continua lá!). 2 anos mais tarde estas 2 selecções já estão com as costas encostas a parede para o apuramento do Euro 2012!
Uma perdeu em casa contra a Bielorússia, a outra empatou em casa com o poderoso Chipre!!
O que tem essas 2 selecções em comum são federações que não ajuda a sua selecção mas pior, elas dão tiros nos seus próprios pés! O presidente da FFF demitiu-se mas foi para lá o vice, continuo tudo na mesma, o presidente da FPF continuo lá mas se ele fosse embora, ia para lá o seu vice e continuava tudo na mesma.Não vou falar do caso Queiroz ou dos jogadores da selecção francesa castigados pela própria federação, o que é preciso nessas duas federações é uma limpeza (com muita lixívia!!) e por lá profissionais de futebol, ex-jogadores, ex-treinadores...e não 1 bando de amadores e incompetentes agarrados aos tachos!Neste aspecto os governos tem a sua quota parte de culpa,visto não ter feito nada em relação a isso, em certo casos eles também são iguais.
Também precisamos repor as selecções jovens em ordem, antes que daqui uns anos tenhamos uma selecção A ao nível duma Islândia ou Macedónia mas isto é outra historia...
Voltando aos jogos, a França tinha um selecção nova com jovens talentos como o trinco Yann M´Vila(Fartou-se de jogar!) que teria dado um jeito a nossa selecção, visto que Portugal neste momento não tem trincos verdadeiros e ter jogado sem o que se aproxima mais dum trinco, por exemplo Miguel Veloso, por isso e pelo um Bruno Alves aos papeis levamos 4. Gostei do caso Quaresma, convocado como reserva(injustamente) para depois ser titular, acho que o queiroz levou um grande chapadão pelo o jogo que o "minino do Scolari" fez.
Para esta noite: Força Portugal apesar de tudo...
Para não só falar de futebol, vamos as restantes noticias de desporto:
O frederico Gil eliminado na 1ª ronda do US OPEN, que surpresa!!
Portugal ganhou a Itália no euro de hóquei em patins, vamos ver se será desta que voltamos ao passado como Reis de Europa e do Mundo.
A Vuelta e o Mundial de basquetebol continuam, para semana falaremos disso.
E a performance da semana foi, como é claro o empate do Chipre frente a Portugal!!!
Queria fazer uma pequena homenagem ao GRANDE José Torres por tudo aquilo que ele fez por Portugal e pelo Benfica...
Por agora é tudo e até para semana!