segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Campeões do Sistrema


Quero cumprimentar todos os blogueiros e autores deste magnifico site, e agradecer o convite que me foi colocado, ao qual, como Marega, tive orgulho em aceitar.

A minha primeira intervenção vai direitinha para os jovens que defenderam as cores da Selecção Nacional no passado dia 20 de Agosto de 2011.

Portugal empatou no tempo regulamentar, perdeu apenas no prolongamento, num jogo de estrelinha para o Brasil. A Selecção Nacional, recuperou de diversas desvantagens: temperatura, altitude, cansaço, falta de banco, e contra os ases que não eram os mesmos (arbitragem), podemos juntar ainda a inusitada frente de desconfiança de um povo perante um colectivo sem historial que é a Selecção de todos nós. Chegar à final de um campeonato do mundo de sub 20 ligou de novo em piloto automático nos lusos que permaneceram em massa acordados até às 4 da manhã tentando reavivar a geração de ouro de há 20 anos.

Precisamos de um Clube diferente que coloque estes astros a jogar, um clube de Portugueses, o Clube Portugal, tal como o Atlético de Bilbao no País Basco, apenas e só com jogadores regionais. Se analisarmos a política de contratação e gestão de jogadores dos clubes profissionais, quase todos, ao longo dos últimos anos motiva apreensão. Transformaram-se em turmas fechadas, repúblicas com direito de admissão reservados a sotaques sul-americanos. Anuncia-se de hora em vez uma revolução e descobrem-se as mesmas caras no Sistrema, os mesmos dirigentes, os mesmos diretores, os mesmos árbitros e os mesmos e mais sinistros empresários com negociatas do arco-da-velha. Por isso não será de admirar que por ano, surge apenas um Djaló, um Coentrão, um Sílvio a quebrar o ciclo. Tudo o resto soa a mais do mesmo.

Quando esta Selecção chega à final de um mundial, fico admirado e ao mesmo tempo com esperança na manutenção do prestigiado 4º,5º,6º ou 7º lugar do ranking da FIFA. Para um país pequeno, com poucos atletas, com o desaparecimento gradual dos clubes de futebol de 11, o surgimento de jogadores de alta categoria sem jogarem em clubes de alta competição como os três grandes, mais glorioso se torna o feito.

3 comentários:

  1. Bem vindo meu caro colega, obrigado pela tua contribuição...

    Tens razão, os clubes nacionais deixaram de promover o futebol nacional e se dedicam a ser super-mercado/montra de dezenas de jogadores estrangeiros em vez de promover as nossas esperanças...

    Um dia vamos pagar tudo isto com falta de jogadores para a Selecção...

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo, sê bem vindo!

    Já referi a mesma questão há uns posts atrás. O futebol nacional começa a sofrer deste mal crónico que é o endeusamento do jogador estrangeiro em detrimento da aposta do jogador português.

    Continuo a dizer que os 3 grandes são os maiores responsáveis pelo fenómeno, pois podem dar-se ao luxo de ter N olheiros em N sitios diferentes e pescar os jogadores certos para o Olival, o Seixal ou Alcochete. Aí, têm condições de top para a progressão destes atletas. O Sporting já deu enormes provas na formação. Porque não Porto e Benfica apostarem também?

    De há uns anos para cá, o castelhano e o brasileiro são idiomas oficiais no Dragão e na Luz, tendência infelizmente seguida este ano pelo Sporting que compreende finalmente que compete de forma desigual, e que formar jogadores para dois destinos - Selecção e Inglaterra, pode ser muito bonito, mas não traz títulos.

    Será uma questão económica?

    Quanto custou a montar o Real Madrid dos galácticos? Arrisco dizer com toda a segurança que pelo menos 3 vezes mais que o plantel campeão europeu do Barcelona..

    ResponderEliminar