terça-feira, 5 de julho de 2011

Moody's corta no Rating da divida soberana de Portugal para Lixo


A Moody's acaba de baixar da notação de risco da dívida de longo prazo de Portugal de Baa1 para Ba2.

A descida vai de médio risco para uma situação de dívida com riscos especulativos ou seja o que normalmente é designado por lixo.

Para a Standard & Poor's a notação está, ainda, no terreno de BBB-, que é de risco médio.

Segundo a Moody's as razões para a baixa de notação e perspectivas negativas é devido ao risco cada vez maior de Portugal necessitar um segundo resgate antes de uma nova ida aos mercados (em 2013), a possibilidade do sector privado credor ser um requisito de participação nesse resgate e por fim ser cada mais plausivel a incapacidade de Portugal operar uma redução do défice orçamental.

- Temos um governo estável
- Um plano que estamos a cumprir a 100% (pelo menos não há dados que indiquem contrário)
- Não vamos conseguir entrar no mercado porque basicamente as empresas de notação de Rating nos estão a massacrar

Podemos não estar nem sequer perto de mostrar meios de pagar a nossa dívida mas sinceramente estes gajos já me metem nojo...

2 comentários:

  1. Eu tenho poucas dúvidas de que a crise é cada vez mais especulativa que financeira.

    Quem ganha com isto? Não serão por certo os Estados Unidos, que com o dolar inferior ao euro sofriam as passas do ALLgarve com o desmoronamento da economia europeia.

    Agora, esta avaliação peca por vários motivos, o maior pelo facto de termos um governo recém-eleito que se comprometeu a honrar os compromissos com a Troika e tem em marcha um conjunto de medidas (vulgo plano de austeridade)que pretendem reduzir o despesismo e empurrar o país para a frente.

    Ora, se estamos empenhados em mudar o curso so ponteiro económico, porque nos cortam as pernas aos olhos dos nossos credores? Já se pode começar a antecipar a que taxa nos iremos financiar lá fora nos próximos leilões.

    Leituras positivas do nível de "lixo" - pode ser reciclado. Façamos portanto utilização massiva de ecopontos. Amarelo - reciclagem de mentalidades. Azul, vícios que não mais podemos sustentar, e verde para a esperança, que se não precisa ser reciclada, precisa contudo de um grande "refresh", uma cara lavada para fazer face a estes badamecos americanos de fato e gravata.

    ResponderEliminar
  2. Sabes quando tens uma arvore e vais-lhe arrancando as folhas e tiras incessantemente sem pensares que a árvore pode morrer e sem pensares minimamente no futuro?

    Pronto, quem ganha com isto são as próprias agências de Rating, isto porque têm grandes participações nos grandes grupos de financiamento.

    Ou seja, quanto mais alto estiverem os juros, mais ganham.

    E sim, Portugal pode apresentar 10 mil milhões de euros em divida, que mesmo com o rating de lixo, garanto que haveria quem investisse. Principalmente na situação estável que está.

    ResponderEliminar