terça-feira, 29 de março de 2011

Um mundo diferente




Era apenas um puto e a música apenas soava bem. Quando lhe percebi a letra soube melhor.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Publicidade à TDT

Acho esta publicidade quase cruel para todos os velhinhos de Portugal. Basicamente diz que vai tirar-lhes todas as companhias "televisivas"... é cruel...

Apesar do anúncio de que o Governo irá subsidiar para os pensionistas e reformados os descodificadores que custam sempre acima dos 35€, acho que a maneira como esta publicidade mete a situação

"ou tem televisão paga ou então não poderá ver televisão"...

Em Peraboa, parece que já andaram lá uns manfias a vender a ZON à custa deste tipo de não-informação

sábado, 26 de março de 2011

Jukebox



Começava eu a sair à noite (note-se, cafés!) nos meus 13 anos e esta música era das melhores malhas! Ah grandes tempos!!

E porque é sábado, "let your mind be free!"

sexta-feira, 25 de março de 2011

O fim da avaliação de professores



Só tenho um comentário a dizer sobre isto, mas estamos burros ou quê?!

Quer dizer, quem andou a trabalhar para a avaliação, quem teve aulas assistidas para a avaliação, quem já preencheu dezenas de papeis por causa da avaliação.... e agora a meio acabam com a avaliação?!

A avaliação é fundamental e até deveria ser mais rigorosa.

Deveria ser realizada por pessoas independentes às escolas e com aulas assistidas para todos

Sem quotas... se um professor é Excelente, não pode ter outra avaliação sem ser Excelente muito menos porque já foi atribuído o limite de Excelentes.

Agora, se queriam acabar com esta, deveriam ter feito um plano até Agosto em conjunto com as escolas e começar outra avaliação em Setembro....

Só tenho a dizer uma coisa a estas medidas popularuchas... BAHHH!!!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Amizade!



Boa tarde caros amigos,

Peço desde já desculpa pelo meu afastamento deste fantástico espaço de conversa e debate de ideias, afastamento este que não sendo total, porque assiduamente visito este espaço, merece sem sombra de dúvida uma reprimenda e um pedido de desculpas.

Apresentadas as minhas desculpas vamos lá a isto.

Hoje não vos venho falar de politica, nada tendo contra os posts dos meus colegas de blog acho que se torna um pouco sombrio falarmos sempre de assuntos negativos, por muito boas ideias que tenhamos para mudar o país o certo é que não será pela repetição das chamadas de atenção a quem manda o melhor caminho para lá chegarmos.

Venho falar-vos de provavelmente a melhor coisa do mundo. Amizade.

Não me apetece falar da Amizade em termos filosóficos. Apetece-me falar da Amizade ponto.

Toda a gente pode dizer que tem os melhores amigos do Mundo, apenas essa pessoa saberá o que significam para si mesmo e não se podendo por no lugar de outra são indubitavelmente os melhores.

Não sei se repararam mas usei a palavra indubitavelmente :P.

Pois bem, mas eu apesar dessa ressalva considero que tenho os MELHORES AMIGOS DO MUNDO!

Não por aquilo que têm, pouco pelas pessoas que são, certamente por aquilo que me fazem sentir.

Daquilo que conheço, tenho dúvidas que até mesmo o sexo (aí também depende da parceira e da ocasião) me cause uma tão grande felicidade como uma boa noite com os amigos. Haverá coisa melhor no mundo que chegarmos a casa deitarmos a cabeça na almofada e pensarmos: Não queria que este sentimento passasse nunca? Provavelmente vocês dirão mil e uma coisas que para vocês serão melhores mas desculpem-me o egoísmo, este post é meu e para mim não há.

Poderão vocês pensar também, isso eu senti quando me apaixonei; pois bem eu estou apaixonado pelos meus amigos! Uma paixão não de hoje mas sim de sempre. E voltam vocês a pensar uma paixão depois transforma-se em amor. Então pronto, eu amo os meus amigos!

Queria com este post fazer uma homenagem a todos eles e eles sabem quem são. Não que eles não soubessem disto tudo, não que não o sintam mas sim porque sabe muito bem ouvi-lo. E como gosto de o ouvir também gosto de o dizer e provocar neles aquilo que eu sinto quando mo dizem.

Um muito obrigado a todos eles!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Povo aplaude descida da taxa de IVA do golfe

Provando que realmente se preocupa com a saúde e o bem estar dos portugueses, o Governo prepara-se para baixar a taxa de IVA associada ao golfe de 23% para 6%, tendo ao que parece já enviado uma carta registada e com aviso de recepção a Angela Merkel, solicitando a devida autorização. Esta medida já está a ser bastante saudada pela esmagadora maioria dos cidadãos da classe média-a-caminho-da-baixa-não-tarda-nada.

Isto vem de certa forma acalmar a preocupação dos cidadãos após a recente subida da taxa de IVA nos ginásios para 23% e após os rumores crescentes de que o Governo poderia deixar de comparticipar tratamentos relacionados com obesidade.

Um grupo de beneficiários do Rendimento Social de Inserção, ex-estivadores desempregados, não consegue esconder a sua felicidade após as notícias de que o Governo se prepara para baixar o IVA do golfe, modalidade da qual são profundos adeptos e praticantes de longa data. Joaquim, mais à esquerda na foto, confessou-nos ser um adepto de Tiger Woods. "O Tiger é o maior! Acerta nos buracos todos!"

Actualmente, o golfe é uma modalidade com grande popularidade em Portugal, sendo o desporto mais praticado pelos portugueses, logo a seguir ao futebol, à sueca e ao dominó. Fonte oficial de uma claque de um clube de futebol nacional manifestou já o seu "profundo regozijo por uma medida que vai tornar ainda mais popular este saudável desporto".

segunda-feira, 14 de março de 2011

PEC4 - o plano de Sócrates



Sócrates lançou um plano bem elaborado para conseguir fazer-se mais uma vez de vitima, tal como fez com as "escutas de Cavaco Silva".

Depois de obviamente as contas não estarem a bater certo, depois de a União Europeia (UE) ter vindo cá fiscalizar e ver claros desvios nas contas, foi traçado um grupo de medidas para colmatar esses problemas.

No entanto, Sócrates decidiu fazer todas essas medidas sem consultar ninguém, somente com a UE. Desta forma, conseguiu algumas declarações positivas vindas dos mesmos e assim irá conseguir o que me parece óbvio.

As medidas não irão ser aprovadas, quer o Governo as leve à Assembleia, quer seja a oposição a fazê-lo.

Depois, irão começar o choradinho dizendo que o país caiu na desgraça, não pela sua incompetência, mas sim pela crise (que se está a dissipar na maioria dos países) e agora, pela oposição que não aprovou as medidas certas que a própria UE achou fundamentais.

O pior de tudo é que começo a achar que isso ainda vai colar no Povo Português...

Já agora, acho incrível que neste estado de coisas, não vejamos cortes sérios nas despesas, nem negociações com as parcerias, nem consultadorias, nem reestruturações na função publica.

Começo a achar que a esquerda tem alguma razão quando diz que é sempre os mesmos a serem rapados...

domingo, 13 de março de 2011

.



A estupefacção e um misto de medo e respeito impedem-me de dizer o que quer que seja.

sábado, 12 de março de 2011

Geração "À Rasca"



Hoje foi um dia de várias manifestações por todo o país, juntaram-se centenas de milhares de pessoas por ruas, avenidas e praças.

O que me surpreende é colarem esta manifestação a Comunistas e Bloquistas, mas será que não há desempregados, precários ou mal-pagos na direita?!

É mais que óbvio que as medidas deste Governo são insuficientes e sem uma estratégia de futuro.

No entanto, acho que os Portugueses estão mal "educados", hoje em dia é difícil sair da universidade com garantias de emprego, por isso, devemos dar ferramentas aos Jovens para que eles próprios, com os conhecimentos adquiridos na universidade, consigam gerar os próprios empregos e criação de empresas.

Temos que dinamizar a nossa economia e ninguém melhor que os Jovens para pegarem nisto para a frente.

Além disso, acho que chegou a altura de deixarem de enganar os Jovens com cursos sem futuro, criem comissões de estudo que vejam empregos que possam fazer falta daqui a 5 anos e abram vagas somente para o número aproximado das necessidades do país.

Há cursos fictícios que à anos que são uma garantia de desemprego, porquê de continuar a abrir milhares de vagas nessas áreas?!

Em protesto


Jessica White

sexta-feira, 11 de março de 2011

quarta-feira, 9 de março de 2011

Quando o seu telemóvel cai à água...


Bem, desde que a minha prima deixou cair o "meu telemóvel de sonho" (Nokia N97) na água que ando a pensar o que faria se isso me acontecesse, li alguns artigos e tive uma pequena discussão com um eng. de electrónica e cheguei a este compilação de métodos.

- O primeiro passo é nem pensar "ai JASUS", retire de imediato o telemóvel da água, mas não pare, isto é fulcral, retire a BATERIA!!!!

Sem qualquer duvida enquanto houver energia dentro do telemóvel o aparelho corre o risco de curto-circuito e pode danificar irreparávelmente o mesmo

- Segundo passo é retirar o cartão de memória (caso tenha) e depois o cartão SIM

Em principio, depois de secos não terão qualquer problema e pode utiliza-los para outro telemóvel caso isto não correr pelo o melhor

- Terceiro passo se o telemóvel der para retirar a capa, retire-a, caso contrário, retire o máximo que puder (para os mais experientes nesta área, desmontar é uma opção)

Não se preocupe com a garantia, que em principio já foi à vida tendo em conta os vestígios da queda à água :-P
Agora, não é um passo fundamental, já que o telemóvel pode ficar operacional sem o desmontar

- Quarto passo, é fazer uma secagem lenta

Pegue num daqueles rolos de cozinha de papel absorvente e lentamente tente absorver a maior quantidade de água que conseguir, caso não tenha, use um pano seco

Não se meta com secadores!!!

Há quem diga que metê-lo em cima dos velhos televisores ou monitores que resulta muito bem, quem tiver pode e deve experimentar, parece-me a melhor opção

A segunda melhor opção é mesmo à beira de uma janela aberta (se não estiver de chuva) ou num local seco e arejado

O arroz que muitos aconselham (por absorver água) não aconselho pois o arroz pode trazer mais problemas que soluções

Para quem desmontou totalmente a capa, dizem que podem usar o álcool isopropílico para o limpar, mas sinceramente, não sei até que ponto isso realmente iria resultar neste caso

- Quinto passo, depois de 2 a 3 dias de secagem, verifique com o dedo se existe algum resto de humidade, se não existir, pode rezar 2 pais-nossos, meter a bateria e experimentar

Caso funcione, mantenha olho atento e se verificar alguma "interferência" volte a desligar, tire a bateria e deixe-o secar mais um dia não seja apressado...

Caso não funcione, use todo o seu charme em todas as lojas de telemóveis que encontrar garantindo a pés juntos que deixou de funcionar assim de um dia para o outro... :-P

Boa sorte...

domingo, 6 de março de 2011

Homens da Luta vencem Festival da Canção




O juri não gostou. O povo votou, e o povo revê-se neles. Vamos lá Homens da Luta, "pá frente é que é caminho!". Já vimos prestações verdadeiramente pobres e classificações humilhantes para Portugal, por uma vez que seja uma música que eleve a voz do Povo!

sábado, 5 de março de 2011

A guerra na Educação



Bem, depois de uma acesa troca de galhardetes, a oposição uniu-se e acabou com o decreto lei que determinava o fim das disciplinas Área de Projecto e Estudo Acompanhado.

Vou antes demais dar a minha opinião quanto às disciplinas em questão, pessoalmente, tendo em conta que hoje em dia a maioria dos jovens não detêm atenção suficiente em casa na sua educação e estruturação como pessoas, manter somente em disciplinas curriculares como matemática, físico-química, português, inglês, ciências e outras, é um erro...

Os professores hoje em dia são as pessoas com quem eles passam a grande maioria do tempo e acho que disciplinas como Estudo Acompanhado e Área de Projecto, tal como Formação Cívica, são importantes já que se lhe dá formação e competências de como planear, estudar, organizar, concretizar, formar acima de tudo bom material de estudo e socialização entre pares, parece-me uma ideia excelente.

A Área de Projecto pessoalmente parece-me divina já que a sua ideia é promover algo que a grande maioria dos adultos lhes falta, traçar planos, objectivos e desenvolver algo nos mais diversos temas escolhidos por eles ou pela escola. Que podem ajudar na sua formação (dependendo do tema) mas que trariam de certeza competências que lhes podem valer mais tarde em projectos mais a sério, é uma ideia magnifica...

No entanto, infelizmente, grande parte destas ideias são adulteradas e vemos muitas vezes aulas de Área de Projecto com professores pura e simplesmente a fazerem passar o tempo, vemos Áreas de Projecto de 8º ano a tentar colmatar o erro de acabar com TIC de 8º, vemos professores a utilizarem o Estudo Acompanhado para fazerem trabalhos de casa das disciplinas dos próprios ou de colegas.

Bem, vejo que ao fim ao cabo, boas ideias só as são se concretizadas correctamente.

Se concordo com o fim dessas disciplinas?!

Sinceramente, quanto a Estudo Acompanhado, o mais certo é que os mais favorecidos pegassem nos seus filhos e em vez de a terem na escola, teriam-no num centro de estudo qualquer, enquanto os menos favorecidos colocariam os filhos a deambular por casa ou pelas ruas e cafés enquanto eles não chegassem a casa.

Por isso, penso que para os alunos, até é bom a permanência das disciplinas, para os mais de 10.000 professores que não veriam renovados os contractos também, para o ministério da educação, obviamente é um retrocesso no seu pseudo-projecto de reestruturação da educação...

Agora, aquele choradinho de "oh mamã eles bateram-me e são maus" da ministra, foi um pouco triste de assistir.

Eu sou totalmente favorável a uma reorganização da educação, uma reorganização que já deveria ter acontecido à muitos anos atrás, principalmente na parte académica.

Na minha óptica, acho que até ao 9º Ano, os alunos deveriam ter efectivamente uma base em que os apresentasse a todos os temas curriculares e não curriculares que hoje temos. Tirando TIC que passaria para o 7º Ano e Área de Projecto somente para o 9º Ano.

Depois, a coisa mudava radicalmente, haviam disciplinas base, Matemática, Físico-Química, Educação-Física e Português, depois, os alunos escolhiam os módulos que queriam fazer e a que disciplinas lhes interessava mais como Inglês, Ciências, Alemão, Francês, História, Espanhol, Informática, Filosofia, Artes e outras. divididas em módulos que correspondiam a créditos.

E o ano lectivo era definido em conformidade com o numero de créditos.

Não haveria Matemática A, B, C. Haveria módulos nas mais diversas disciplinas, módulos esses que os alunos teriam que ter para aceder a determinados cursos da universidade.

Existem coisas quase irreais hoje em dia no nosso ensino, por exemplo, eu se decidir que gostaria de ser Engenheiro Informático, teria toda a lógica que no 9º Ano escolhesse o Profissional de Informática, pois quando chegasse à universidade já teria uma bagagem razoável naquela área, no entanto, tendo em conta que o curso Profissionais de Informática tem Matemática B no seu currículo e as Engenharias exigem Matemática A, obrigam o aluno a fazer por si, exames de Matemática A totalmente sobre sua responsabilidade, ou seja, com recurso a explicações ou se for numa boa escola pode assistir a algumas aulas de Matemática A (dependendo dos professores e dos horários). No entanto, continua a ser obrigado a ir a Matemática B.

Ou então a ir para um CET, que é basicamente um pré-curso na Universidade que lhe faz gastar um ano lectivo sem garantias de entrar no curso efectivo já que a maioria tem um limite para entradas.

E o mais ridículo de tudo, é que se um aluno seguir a via de Ciências, terá a dita Matemática A, mas no entanto, desde o 9º Ano não terá qualquer outra disciplina de Informática, o que significa que irá para universidade sem saber sequer o que é o Excel ou Access, quanto mais sobre programação ou redes.

Minto, existe uma disciplina opcional para o 12º Ano, que quase nenhuma escola tem como opção.

Isto passa-se em todas as saídas, Turismo, Artes e afins, se eles quiserem ir para a universidade têm de tirar Português A ou Geometria Descritiva por sua conta.

Falhas e mais falhas que se conjugam com a burocracia que impõem aos professores com a promoção do facilitismo e impunidade nos alunos.

Mas isso são outras conversas para outros tópicos...

Pontes: o que nos une.


Sophia Lie