segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Moção de censura
A Moção de Censura é uma ferramenta que permite à oposição colocar na assembleia uma votação contra as medidas do governo de modo a que, caso passe, à queda do mesmo.
Normalmente, é uma "jogada" politica que deve ser lançada apenas em casos extremos e quando está em causa a própria governabilidade do País.
No entanto os nossos partidos da oposição começam a parecer criancinhas com o comando na mão, todos querem carregar nos botões sem medirem consequências e todos querem ser os primeiros.
Recordando, vimos o PCP à umas semanas atrás a falar da possibilidade de interpor uma Moção de Censura contra o governo pelas suas "politicas de direita". O BE, vieram através do seu líder, que isso seria absurdo e que o PCP estaria a entregar o poder à direita se o Sócrates caísse.
Após estas declarações, e menos de uma semana depois, o BE em antecipação ao PCP, vieram anunciar que queriam colocar uma Moção no inicio de Março.
A meu ver, completa birrice de crianças de modo a descolarem do PS após as desastrosas eleições presidenciais e para colarem à extrema esquerda ultrapassando assim o PCP... Ridículo...
Além disso, quando o CDS e o PSD, deram a entender que nada estava decidido, entraram em pânico e vieram logo acusar o PSD de compadrio e que "deveriam assumir as medidas de direita deste governo" e blá blá. Com isto tentar que o PSD não vote favoravelmente na Moção para que esta não pese tanto nas costas do BE.
Em 1985 houve um partido chamado PRD , que obteve cerca de 18% nas legislativas, que apresentou uma Moção de Censura ao então primeiro ministro Cavaco Silva, com a ideia de que o Presidente da altura, Mário Soares, dissolvesse o governo minoritário do PSD e criasse um governo entre o PS+PRD, mas Mário Soares dissolveu a assembleia e marcou novas eleições. Resultado, fim do PRD e maioria absoluta para Cavaco.
O Bloco de Esquerda, está neste momento nas mãos do CDS e do PSD, pois toda a votação que tem pode desaparecer se esta Moção passar a uma nova eleição que dê a vitória ao PSD
No entanto o CDS e o PSD estão no joguinho deles a atirar umas pedras ao alto a ver se cai alguma ramagem, ou seja, a ver o que o povo diz.
A meu ver, já deveriam se ter chegado à frente e dizer claramente que nunca iriam votar positivamente uma moção com os fundamentos extremistas e completamente descontextualizados da realidade como a que o BE propõe, no entanto continuam aqui no vai que não vai a fazer joguinhos de sem jeito
O PS, parece que está em plena campanha eleitoral, em vez de atacar quem coloca a Moção de Censura, ataca cegamente o PSD, nem que seja porque os homens só estão a demorar mais que o normal a dizer que não...
Etiquetas:
BE,
Louçã,
Moção de Censura,
Paços Coelho,
Paulo Portas,
PCP,
Política,
PS,
PSD,
Sócrates
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário