Foi no inicio desta semana que vimos mais uma vez o que eu considero um gravíssimo erro de duas das mais importantes nações da Europa.
Primeiro, sem qualquer respeito pelos restante membros da Zona Euro, fazem um encontro a dois, entre Sarcozy e Merkel.
Segundo, como sempre, andam a reboque dos acontecimentos e nunca tomam a iniciativa.
A crise da dívida na Itália e na Espanha é para mim, a maior crise desde que o Euro nasceu e tal como aconteceu como Portugal, Grécia e Irlanda, andam a tentar adiar medidas que iriam teoricamente prejudicá-los mas que salvariam estas economias.
O que são os Eurobonds, são títulos de divida que são adquiridos nos mercados em nome de toda a Europa, fazendo que a dívida seja assumida por todos e portanto com um poder de garantias muito superior que os países individualmente, um pouco como acontece nos EUA.
O que acontece, é que os juros para os países periféricos desceriam automaticamente para valores mínimos e os países como a Alemanha, Finlândia ou a França teriam os seus juros aumentados ligeiramente.
No entanto, o grande problema destas cabecinhas é que ainda não perceberam que aos poucos as economias de todos os países periféricos começam a degradar-se e a afundar-se profundamente e isto obviamente reflete-se nas exportações dos seus próprios países que viveram à nossa custa durante estes anos todos.
Acho que esta medida dos Eurobonds, mais tarde ou mais cedo vai ser uma realidade a juntar-se ao Governo "Financeiro" e aos impostos sobre as transacções.
Espero que não seja tarde demais......
Sem comentários:
Enviar um comentário