terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Novos Sebastianismos
A crença continua bem enraizada.
Fico algo perplexo enquanto assisto nos noticiários às declarações de determinada ala política que defende a intervenção do FMI em Portugal.
Será que percebem realmente o que isso implica? Será que crêem de facto que isso não implica um futuro ainda mais hipotecado?
O que é feito da nossa capacidade de luta perante a adversidade? Se as medidas de austeridade estão aí e serão aplicadas, chamar o FMI parece-me um paradoxo, um equivoco, uma ilusão.
Hipotecámos as contas públicas, o sistema financeiro português, os bancos estão em decadência e os velhos do Restelo apregoam um D. Sebastião transfigurado em Tio Patinhas para tapar o buraco que cavámos.
Haja coragem. A nossa política fez asneira sozinha. Que a corrija sozinha!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Já não há capacidade de corrigir sozinha. O ideal era fazer uma limpeza na classe politico e por pessoas a governar que lá estão por gosto e não pelo o dinheiro ou regalias!
ResponderEliminarSe quem está na assembleia, estivesse a receber 500€ para lá estar, iria se ver gente mais competente...
É certo que a Política (a de hoje e a destes últimos longos anos)tem uma grande...enorme responsabilidade no quadro actual do nosso país. É também um facto de que os maus exemplos vêm sempre de cima!
ResponderEliminarContudo, já diz o velho ditado "faz o que eu digo, não faças o que eu faço".
( e se há coisa que a classe política tem feito bem é dizer o que devemos fazer, há que dar a mão à palamatória :))
O débil estado de saúde de Portugal é devido a uma só doença, cujos sintomas tiveram início no pós-Descobrimentos e se arrastaram até hoje: a MEGALOMNIA!
Iludidos de que o ouro do Brasil nunca...jamais cessaria, os Portugueses fizeram desde então vida rica e ao longo de gerações foi-se passando a camuflada ideia de que tudo podemos ter sem quase nada fazer!
Assim...hoje temos:
(ou aliás parece que agora já estamos a deixar de ter...é a crise...pois)
A) O vizinho do 3º direito foi para as Maldivas?e a família XPTO não tem dinheiro para passar as suas férias de Verão em Cuba? mas qual quê? O banco disse que sim! Não se paga já, e durante 3 anos pagar-se-à! Não esquecer que se está a pagar o carro, modelo deste ano, muito mais bonito que o do vizinho!
B) "Não acredito! O meu vizinho comprou um LCD todo XPTO! Amanhã já estou na worten a fazer um contrato a 10meses sem juros! Depois quando começarem as aulas dos miúdos, em Setembro, logo faço contas com a papelaria onde todos os anos compro os livros escolares!"
C) as roupas de marca, os almoços, jantares e afins "pagos" com o imprescindível "golden card", nem custa passar aquela banda magnética, é tão fácil...
D)O engenheiro civil que não suja o fato porque é engenheiro.
O o técnico superior de mil e uma coisas que é técnico e por isso só pode rubricar documentos.
e tantos outros casos...
Assim...como diz e bem "os velhos do Restelo apregoam um D. Sebastião transfigurado em Tio Patinhas para tapar o buraco que cavámos"
Talvez com esta crise se acorde...
Mas tenho as minhas dúvidas!
Também eu.
ResponderEliminarEste país deixa-me cada vez mais dúvidas e menos certezas. Parece ser dificil conceber a ideia de termos que viver com o que temos (atenção, não estou a dizer que nos devemos remeter à passividade e não lutar por mais), e querer viver à imagem do que "o vizinho" tem.
Errado.
Mas também partilho da esperança de que, agora sim, se acorde!